Cloud Backup: Instalando em ambiente Linux (Versão PRO 8)

O Cloud Backup pode ser executado em sistemas operacionais Windows, Linux e macOS. Nesta documentação vamos ver os passos necessários para o funcionamento em Linux.

Importante: a instalação da ferramenta necessita de privilégio root.

Baixando o software de backup

1. Crie o diretório

mkdir -p /opt/backup

2. Acesse o diretório

cd /opt/backup

3. Baixe a ferramenta com o link do seu portal

No portal, acesse “clientes” e depois selecione o ícone “gerenciar produtos”. Neste caso usamos o “Cliente C”.

O link “softwares” vai aparecer na parte superior, mais à direita. Ao clicar, a imagem abaixo vai aparecer. Escolha o Linux de acordo com a versão da sua glibc, caso não saiba a versão, veja a dica abaixo da imagem.

Dica: Para saber qual a versão da sua glibc, digite no terminal:

ldd --version
 
ldd (Ubuntu GLIBC 2.31-0ubuntu9.1) 2.31

Na sequência, clique no ícone para download com o botão direito do mouse e copie o link de download para a área de transferência.

Em seguida, vá ao terminal do seu linux e digite o comando abaixo para fazer o download do software:

wget https://panel.nexxun.com/51f5917d55f217e57d2fed94b65da3d3/softwares/backup-ahs/pro-nix.tar.gz

Atenção: o link acima é apenas para referência, cada cliente tem seu próprio link.

4. Descompacte o arquivo

tar zxvf pro-nix.tar.gz

5. Configure permissão ao arquivo descompactado

chmod +x obm-nix-443-mspclouds.com-https-0O.sh
6. Execute o novo arquivo
 
 ./obm-nix-443-mspclouds.com-https-0O.sh

7. Acesse o diretório bin e instale

cd bin
/opt/backup/bin/install.sh

Criando a tarefa

1. Crie um usuário

Portal Nexxun > Clientes > Gerenciar produtos > Adicionar

Em seguida

2. Clique no ícone de edição do usuário

Clique em “Avançado”.

Copie o login e tenha em mãos a senha que você configurou para o usuário.

3. Será solicitado novamente usuário e senha, digite-o

4. Acesse com a conta da ferramenta > Usuário > Conjunto de backup > + (adicionar)

Clique no ícone “+” para criar conjunto de Backup.

5. Configure a rotina conforme especificações e preferências.

Atrelando a tarefa ao servidor


 1. Acesse à ferramenta no caminho abaixo com as credenciais da aplicação no ambiente.

/opt/backup/bin/RunConfigurator.sh
Selecione (1)
 1 – login
 URL: rdr.mspclouds.com
 Porta: 443
 Protocolo: 2
 Proxy: Conforme seu ambiente
 Login/Senha
 Após, a ferramenta irá localizar a nova rotina recém criada.
Backup Server URL : rdr.mspclouds.com
 Port : 443
 Protocol? (1) Http (2) Https : 2
 Enable Proxy (Y/N) ? N
 Login Name : cli1218-novo-cliente
 Password : *******************

2. Habilite a rotina no ambiente e ative a chave de criptografia.

Tela inicial da ferramenta em Linux:

Escolha (8) para sair. Em seguida execute o comando abaixo para executar o backup.

./RunBackupSet.sh default-backup-set-name-1

Substitua o nome “default-backup-set-name-1” pelo nome do seu backup set.

Ao final do backup, você receberá a mensagem “Backup concluído com êxito”, conforme imagem acima.

 

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