O Cloud Backup pode ser executado em sistemas operacionais Windows, Linux e macOS. Nesta documentação vamos ver os passos necessários para o funcionamento em Linux.
Importante : a instalação da ferramenta necessita de privilégio root.
Baixando o software de backup
1. Crie o diretório
mkdir -p /opt/backup
2. Acesse o diretório
cd /opt/backup
3. Baixe a ferramenta com o link do seu portal
No portal, acesse “clientes” e depois selecione o ícone “gerenciar produtos”. Neste caso usamos o “Cliente C”.
O link “softwares” vai aparecer na parte superior, mais à direita. Ao clicar, a imagem abaixo vai aparecer. Escolha o Linux de acordo com a versão da sua glibc, caso não saiba a versão, veja a dica abaixo da imagem.
Dica: Para saber qual a versão da sua glibc, digite no terminal:
ldd --version
ldd (Ubuntu GLIBC 2.31-0ubuntu9.1) 2.31
Na sequência, clique no ícone para download com o botão direito do mouse e copie o link de download para a área de transferência.
Em seguida, vá ao terminal do seu linux e digite o comando abaixo para fazer o download do software:
wget https://panel.nexxun.com/51f5917d55f217e57d2fed94b65da3d3/softwares/backup-ahs/pro-nix.tar.gz
Atenção : o link acima é apenas para referência, cada cliente tem seu próprio link.
4. Descompacte o arquivo
tar zxvf pro-nix.tar.gz
5. Configure permissão ao arquivo descompactado
chmod +x obm-nix-443-mspclouds.com-https-0O.sh
6. Execute o novo arquivo
./obm-nix-443-mspclouds.com-https-0O.sh
7. Acesse o diretório bin e instale
cd bin
/opt/backup/bin/install.sh
Criando a tarefa
1. Crie um usuário
Portal Nexxun > Clientes > Gerenciar produtos > Adicionar
Em seguida
2. Clique no ícone de edição do usuário
Clique em “Avançado”.
Copie o login e tenha em mãos a senha que você configurou para o usuário.
3. Será solicitado novamente usuário e senha, digite-o
4. Acesse com a conta da ferramenta > Usuário > Conjunto de backup > + (adicionar)
Clique no ícone “+” para criar conjunto de Backup.
5. Configure a rotina conforme especificações e preferências.
Atrelando a tarefa ao servidor
1. Acesse à ferramenta no caminho abaixo com as credenciais da aplicação no ambiente.
/opt/backup/bin/RunConfigurator.sh
Selecione (1)
1 – login
URL: rdr.mspclouds.com
Porta: 443
Protocolo: 2
Proxy: Conforme seu ambiente
Login/Senha
Após, a ferramenta irá localizar a nova rotina recém criada.
Backup Server URL : rdr.mspclouds.com
Port : 443
Protocol? (1) Http (2) Https : 2
Enable Proxy (Y/N) ? N
Login Name : cli1218-novo-cliente
Password : *******************
2. Habilite a rotina no ambiente e ative a chave de criptografia.
Tela inicial da ferramenta em Linux:
Escolha (8) para sair. Em seguida execute o comando abaixo para executar o backup.
./RunBackupSet.sh default-backup-set-name-1
Substitua o nome “default-backup-set-name-1” pelo nome do seu backup set.
Ao final do backup, você receberá a mensagem “Backup concluído com êxito”, conforme imagem acima.