Cloud Backup: Configurando XenServer (Versão PRO 8)

Baixando e configurando script de extração das VM

Este passo consiste em realizar o download do script para edição, em seu terminal Linux. Crie uma pasta para o download do script, a imagem abaixo mostra o processo de download e descompactação do arquivo.

Comandos utilizados

Cirando Pasta: mkdir scripts

Acessando Pasta: cd scripts

Download: wget  https://backupmanager.info/downloads/materiais-de-apoio/script_backup_xen.zip

Descompactação: unzip script_backup_xen.zip

O próximo passo é editar o script, pode utilizar qualquer editor de texto que estiver disponível, no início do script verá duas mensagens, apenas estes dois campos serão editados no script.

Observações:

-Pasta selecionada deve ser criada apenas para esta função;

-Código “UUID” pode ser encontrado pela interface de seu XenServer nas propriedades da VM;

-Para selecionar mais de uma VM basta inserir um espaço após o código e inserir o “UUID” da outra VM;

Após edição salve o arquivo, e teste rodando em seu Linux para validação, ele deve extrair as VM’s para a pasta indicada no script.

Comando:

./backup_xen.sh

Instalando a ferramenta no ambiente Linux

 1° Crie o diretório

 mkdir /opt/backup

 2° Acesse o diretório

 cd /opt/backup

3° Baixe a ferramenta com o link do seu portal

wget https://panel.nexxun.com/e77af2c3d833d0ad4b1246fea49e0234/softwares/backupahs/pro-nix.tar.gz

 4° Descompacte o arquivo

 tar -zxvf pro-nix.tar.gz

5° Dê permissão ao novo arquivo descompactado

 chmod +x obm-nix-443-mspclouds.com-https-0O.sh

 6° Execute o novo arquivo

./obm-nix-443-mspclouds.com-https-0O.sh

7° Acesse o diretório bin e instale

/opt/backup/bin/install.sh

Criando a tarefa

1° Acesse

Portal WEB > Clientes > Gerenciar produtos > Editar usuário > Avançado.

Acesse com a conta da ferramenta > Usuário > Conjunto de backup > +(adicionar)

3° Configure a rotina

Após acesso ao caminho acima, irá indicar nome da rotina e pasta que criou para extrair as VM’s, seguido da configuração de agendamentos até efetivar a criação.

Em seguida com a rotina criada deve acessar “Conjunto de backup” e selecionar a rotina que foi criada, acessando a opção conforme imagem abaixo.

Serão adicionados um Pré-Comando e um Pós comando como mostra imagens abaixo.

Pré-Comando:

Pós-Comando:

Após esta configuração salve a rotina.

Atrelando a tarefa ao servidor

1° Acesse a ferramenta no caminho abaixo com as credenciais da aplicação no ambiente.

/opt/backup/bin/RunConfigurator.sh

1 – Login

URL: rdr.mspclouds.com

Porta: 443

Protocolo: 2

Proxy: Conforme seu ambiente

Login/Senha

Após, a ferramenta irá localizar a nova rotina recém-criada.

2° Habilite a rotina no ambiente e ative a chave de criptografia.

3° inicie um backup manual fora da ferramenta com o ID correspondente à sua tarefa.

/opt/backup/bin/RunBackupSet.sh “id_Rotina_Backup”

 

 

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